A C.H.A.V.E



E se por acaso tivesses a chave para abrir a porta das oportunidades em sua vida.

-Como seria?

-Será que isso poderia te levar de encontro a satisfação e realização pessoal?

-De certo, não sei. Mas, tenho comigo uma chave e acreditando eu na colaboração como a base do desenvolvimento societário e especialmente o nacional, me sinto lisonjeado poder partilhar essa chave com você pois também foi partilhada comigo e tem feito muita diferença em mim.


A chave é: C.H.A.V.E (Conhecimento, Habilidade, Atitude, Valor, Ética)


C - Conhecimento

Conhecimento não é educação e educação não é escolaridade.


A educação é importante, muito. E a escolaridade também, pois introduz-nos a métodos científicos e conhecimentos básicos como ler e escrever, matemática, ciência e mais.


Ainda assim, é preciso buscar conhecimento através da pesquisa. Crie o seu próprio departamento de pesquisa e desenvolvimento rsrs


H - Habilidade

Tendo como base a pesquisa, procure desenvolver habilidades sobre o conhecimento adquirido.

-É preciso ter em atenção à relevância da informação, nem toda informação é útil para o bem. Tal como as habilidades não têm o mesmo grau de utilidade.


A - Atitude

As melhores actitudes são acompanhadas de humildade, respeito e outras características que nos tornam melhores seres humanos e geralmente cidadãos mais apreciados e mais respeitados.


A actitude é um estado mental, é saber se movimentar, fazer o que deve ser feito por ser um dos passos do que está a ser feito, não fazer só por fazer, é saber como fazer e porquê se está a fazer ?!


V - Valor

Tenha valores e conheça o seu valor


Os nossos valores não são negociáveis, embora o valor do que fazemos pode ser negociado.

Então, devemos ter em conta que o valor do que fazemos influencia no preço a que vendemos e vice-versa. -Mas isso é outro assunto.


-Em suma, tenha valores e conheça o seu valor.



E - ética

"Ética, eu particularmente acho uma palavra bonita" .

-A ética nos impõe o respeito, por nós, pelo próximo, pelo meio ambiente, por tudo e por todas as coisas.


Saber se comportar!!! É essencial na vida em sociedade pois um indivíduo disprovido de tal característica perde a oportunidade de se expressar nas vestes das melhores actitudes.


Esse acrônimo (C.H.A.V.E) foi-me apresentado por um amigo, achei muito interessante e desenvolve esse pequeno texto para apresenta-lo a si.

-O que achas?

-Faz sentido?

-Será que tens uma percepção diferente? Se sim, partilhe comigo. Agradeço


Enviar um comentário

1 Comentários